GAP assessments para normas do FSC e no programa de Fomento Florestal.

A Suzano é uma das maiores empresas no setor de papel e celulose. A fim de monitorar seus processos e aprimorar seu desempenho com relação aos padrões FSC de cadeia de custódia, a empresa contratou, em 2012, a ecosSISTEMAS em regime de Assessoria Plena, para a revisão e aprimoramento de procedimentos, treinamento de equipe, identificação de oportunidades de melhoria, criação de estratégias para implementação de melhorias, bem com o acompanhamento da implementação, além de realização de auditorias internas e auditoria em fornecedores.

Com foco na cadeia de custódia FSC, o trabalho junto a Suzano implicou em visitas a todas as unidades industriais, bem como a todas as áreas implicadas na rastreabilidade do produto. Ou seja, visitamos, avaliamos e discutimos procedimentos, discutimos, criamos e acompanhamos a implementação de melhorias em diversas áreas como: Silvicultura, Colheita, Logística, Recebimento, Abastecimento, Qualidade, Expedição, Armazenamento, Marketing, entres outros.

Através do trabalho de Assessoria Plena, aprofundou-se o entendimento dos funcionários sobre os princípios e critérios FSC, especialmente no que se refere às responsabilidades de cada um destes funcionários. A partir deste entendimento, os procedimentos e processos foram avaliados e aprimorados conjuntamente.

Entenda como a preparação para a Certificação Ambiental pode ajudar os setores florestal, agrícola e pecuário a mensurar e melhorar sua atuação sustentável.




Projetos realizados